A HISTÓRIA

A história da Igreja tem sua origem no dia do Pentecostes na cidade de Jerusalém em Israel no Oriente Médio, por volta do ano 33 d.C. Notoriamente, os apóstolos de Jesus Cristo foram os primeiros líderes da Igreja Cristã (Mateus 16.18; Atos 2.14); daí surgiu o nome Igreja Apostólica. Algumas das Doutrinas básicas da Igreja Apostólica estão fundamentadas principalmente em Atos 2:1-4, 36-47, com destaque especial para Atos 2:38 onde temos o arrependimento, batismo nas águas em Nome de Jesus e Dom do Espírito Santo como requisitos do plano de salvação. Os Apóstolos obedientes a Doutrina, sempre batizaram em Nome do Senhor Jesus Cristo e ensinavam que o próprio Deus se revelou em carne (Atos 17:18,23; 20:28) e nunca, jamais ensinaram a trindade. Os líderes cristãos que sucederam os Apóstolos os chamados pais pós-apostólicos continuaram pregando a mensagem da Igreja Apostólica, dentre estes podemos citar, Hermas, Clemente de Roma, Policarpo e Inácio, cujo ministério se situa entre os anos 90 a 140 d.C. Vários historiadores têm encontrado evidências e provas conclusivas da mensagem apostólica (Unicidade) desde os dias dos pais pós-apostólicos até chegar ao século vinte; e isto, ocorreu através de movimentos e homens levantados por Deus para que a genuína Palavra de Deus continuasse sendo pregada e transmitida de geração a geração. Para um sucinto exemplo histórico podemos mencionar, Irineu por volta de 200 d.C., os Pricilianistas entre os anos 350 a 700 d.C., Euchetas 550 a 900 d.C., Bogomilos de 900 a 1400 d.C, Abelardo 1079 a 1142 d.C., Miguel Serveto 1511 a 1553 d.C, Emanuel Swedenborg 1688 a 1772, Alvin E. Velie 1860 a 1904, dentre outros. Devido à intensa perseguição, restaram poucos escritos históricos fora dos registros da Igreja Católica Romana. Entretanto, alguns dos chamados “hereges” que foram perseguidos e mortos pela inquisição romana, comprovadamente criam na Unicidade de Deus e eram batizados em Nome do Senhor Jesus Cristo.

Atualmente existem várias organizações que pregam a Unicidade de Deus. Dentre estas, em 1945 duas das maiores, a Igreja Pentecostal Incorporada e as Assembléias Pentecostais de Jesus Cristo se fundiram e formaram a Igreja Pentecostal Unida, hoje com ramificações em quase todo mundo. Estatísticas recentes dão conta que a UPCI (United Pentecostal Church Intenational – Igreja Pentecostal Unida Internacional) está estabelecida em cerca de 190 países. No Brasil a Igreja Pentecostal Unida teve início no ano de 1957 na cidade de Porto Alegre-RS, sob a responsabilidade do missionário Samuel Baker.

ACREDITAMOS

Acreditamos que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus; a infalível Palavra de Deus. “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3:16).

A Bíblia é a única autoridade dada por Deus que o homem possui; portanto, toda doutrina, fé, esperança e instrução para a igreja devem ser fundamentadas na Bíblia Sagrada. Em toda parte do mundo deve ser pregada a Palavra de Deus, mas esta só pode ser perfeitamente compreendida por aqueles que são guiados pelo Espírito Santo (1João 2:27). “Nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo” (2Pedro 1:20-21).

O ÚNICO DEUS VERDADEIRO

Cremos no Único Deus sempre vivo e Eterno, Infinito em Seu poder, Santo por natureza, atributos e propósitos; possuidor de divindade absoluta e indivisível. Este Único Deus verdadeiro se manifestou de várias maneiras, como Pai na criação; no Filho enquanto andou entre os homens; como o Espírito Santo depois da ascensão (conf. Ml 2.10; Jl 2.28; Hb 1.1; Is 9.6; 1Co 8.6; Jo 14.8.9; Ef 4.6; 1Tm 3.16).

As Escrituras fazem mais do que tentar provar e existência de Deus, pois afirmam, tomam por certo e declaram que o conhecimento de Deus é universal. (Romanos 1:19, 21, 28, 32; 2:15). Deus é invisível, imaterial sem partes, incorpóreo, e portanto livre de toda e qualquer limitação. Ele é Espírito (João 4:24), e… “um espírito não tem carne nem ossos…” (Lucas 24: 39).

O principal dos mandamentos é: “Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Marcos 12.29).

O FILHO DE DEUS

O único Deus verdadeiro, o Jeová do Antigo Testamento assumiu a forma de homem, e como o Filho do homem nasceu da virgem Maria.“Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória, (1Timóteo 3:16). “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1:11). Este único Deus verdadeiro foi manifesto na carne, isto é em Seu Filho Jesus Cristo. “…Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões…” (2Cor. 5:19).

Cremos que “...nele (Jesus) habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” (Col. 2:9). “Porque aprouve a Deus que nele residisse toda a plenitude” ( Col. 1:19). Portanto, Jesus em sua humanidade era homem, e em sua divindade era e é Deus. Sua carne foi o cordeiro, ou o sacrifício de Deus. Ele é o único mediador entre Deus e o homem. “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1Timóteo 2:5).

Jesus, por parte do seu Pai era divino, por parte de sua mãe, humano, assim, era conhecido como Filho de Deus, mas também como Filho do Homem, ou o Deus-Homem.

“Porque todas as cousas sujeitou debaixo dos seus pés. E quando diz que todas as cousas sujeitou debaixo dos seus pés. E quando diz que todas as lhe subordinou” (1Cor. 15:27). “Quando, porém, todas as cousas lhe estiverem sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as cousas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos” (1Cor. 15:28).

Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso”(Ap. 1:8).

O NOME

Deus usou nomes diferentes como “Deus” – “Eloim”, “Deus Todo-Podero” -“El Shaddai”, “Jeová”, o principalmente “Jeová Senhor”, o nome de redenção do Antigo Testamento. Todos estes nomes são uma auto-revelação da identidade de Deus.

“… Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu;…e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). Esta profecia se cumpriu quando o Filho de Deus recebeu o seu nome: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21).

“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12).

O BATISMO NAS ÁGUAS

O batismo de acordo com as Escrituras é feito por imersão, e só devem passar por ele aqueles que estão completamente arrependidos, havendo deixado os seus pecados e renegado o seu amor ao mundo. Deve ser realizado por um ministro do evangelho devidamente autorizado, em obediência à Palavra de Deus, e em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, de acordo com os Atos dos Apóstolos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5; assim obedecendo e cumprindo Mateus 28:19.

O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO

João Batista, em Mateus 3:11 disse: “… Ele vos balizará com o Espírito Santo e com fogo“.

Jesus, em Atos 1:5 disse “…sereis balizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”.

Lucas nos diz em Atos 2:24: “Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem”.

Os termos “balizar com o Espírito Santo e com fogo”, “cheios do Espírito Santo”, são sinônimos e usados um pelo outro na Bíblia. Está de acordo com as Escrituras esperar que todos aqueles que recebem o dom, a plenitude ou o batismo do Espírito Santo recebem o mesmo sinal físico inicial do falar em outras línguas. O falar em outras línguas, de acordo com o registro de Atos 2:4; 10:46, e o dom das línguas explicado em 1Coríntios caps.12 e 14 são essencialmente os mesmos apesar de diferentes em uso e propósitos. O Senhor, por intermédio do Profeta Joel disse: “… derramarei o meu Espírito sobre toda a carne…” (Joel 2:28). Pedro ao explicar esta experiência fenomenal disse: “…tendo (Jesus) recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis” ( Atos 2:33). Também: “… para vós outros é a promessa, para vossos filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é , para quantos o Senhor nosso Deus chamar” (Atos 2:39).

Gostou? Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+

21 thoughts on “Quem Somos

  • janeiro 27, 2016 at 10:41 am
    Permalink

    Paz e graca estejam no vosso meio em nome de Jesus. Gostaria de ter uma comunhao ou inter-ligacao convosco

    Reply
    • setembro 29, 2016 at 3:36 pm
      Permalink

      OLA, GRAÇA E PAZ A VCS, GOSTARIA DE SABER SE HA IGREJAS DA UNIDAS EM MS? E ONDE ESTÃO LOCALIZADAS? GOSTARIA DE CONHECER MELHOR O MINISTERIO.

      Reply
      • novembro 21, 2016 at 5:33 pm
        Permalink

        Tem no Mato Grosso. Pode entrar em contato com o Pr. José Augusto Meireles e verificar se há no MS: (65) 3644-6983

        Reply
  • fevereiro 14, 2016 at 10:04 pm
    Permalink

    Se você quer fazer parte da família de Deus deve tomar o nome Jesus em sua vida. conforme Efésios 3:15 e Filipenses 2:9-11.
    15 do qual toda família nos céus e na terra toma o nome,
    9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome;
    10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
    11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

    Reply
  • maio 11, 2016 at 2:37 am
    Permalink

    Se não existe pessoas na divindade, porque a bíblia na regra gramatical prova o contrário Jo 14.16 E EU rogarei ao Pai, e ELE vos dará OUTRO Consolador, para que fique convosco para sempre; ?

    Reply
    • junho 1, 2016 at 3:33 am
      Permalink

      Olá Samuel. Este capitulo 14 de João é realmente fascinante, pois Jesus traz várias revelações que os apóstolos somente compreenderam após o pentecostes. Mas aqui no verso 16 não vemos um DEUS que iria rogar a outro DEUS, mas sim um HOMEM falando sobre rogar a DEUS. Jesus se manifesta aqui falando apenas como um homem. Mas se observarmos ele continua dizendo que este CONSOLADOR era o Espírito da Verdade que o mundo não conhecia mas eles conheciam (17). Ora como eles teriam conhecido o Espírito da Verdade se Jesus ainda estava falando em enviar? O verso continua dizendo “porque habita convosco, e estará em vós.” Quem estava ali habitando com eles senão o Senhor? Ou seja, Jesus falava de uma nova forma de estar com os discípulos, não fisicamente, mas agora como Espírito: “habita convosco e estará em vós”. E continua dizendo “não vos deixarei órfãos, voltarei para vós”(18). Bom, vemos agora Jesus falando sobre voltar, mas seria esta a segunda vinda? Não! Ele continua “Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis” (19). Percebemos então que não seria uma aparição para o mundo inteiro, mas algo somente para quem cresse. Esta volta seria a vinda do Espírito Santo. Jesus operando não por fora, mas dentro dos discípulos. E então podemos perceber que depois que estas coisas acontecessem, eles iriam entender tudo, entender a unicidade de Deus: “Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.”(20)
      Então Samuel, esta é somente uma porção do que a Bíblia fala sobre um só Deus. Se tiver interesse, visite uma de nossas igrejas. Será um prazer estudarmos a palavra de Deus.

      Reply
  • agosto 1, 2016 at 6:27 pm
    Permalink

    Gostaria de saber quem sao os fudadores da igreja???

    Reply
    • novembro 21, 2016 at 5:28 pm
      Permalink

      Olá Euler. A Igreja Pentecostal Unida do Brasil é uma ramificação da Igreja Pentecostal Unidade Internacional (United Pentecostal Church International) que foi formada em 1945 pela fusão da Pentecostal Church Incorporated e as Assembléias Pentecostais de Jesus Cristo. Já aqui no Brasil tivemos início no ano de 1957, na cidade de Porto Alegre com um missionário enviado pelo Departamento de Missões Internacionais.

      Reply
  • novembro 29, 2016 at 11:45 pm
    Permalink

    Gostaria de saber se tem uma igreja aqui em Florianópolis

    Reply
    • novembro 30, 2016 at 9:02 pm
      Permalink

      Olá Luis Plinio. Vamos te passar o contato do Pr. Josival Souza, responsável por Santa Catarina para que você tenha as informações que precisa. Ligue (47) 3633-3125 / 9950-3554

      Reply
  • dezembro 30, 2016 at 6:11 pm
    Permalink

    paz do senho jesus cristo
    eu queria uma resposta neste momento ,
    e saber o porque existe campos da unida do brasil que blasfemam cotra o espirito santo
    como proibir falar em lingas
    eu digo isto porque eu já estive na mesma por 3 anos e sai porque vi a blasfema quando

    Reply
    • janeiro 4, 2017 at 2:33 pm
      Permalink

      Paz do Senhor Jesus Cristo Esmael. A Igreja Pentecostal Unidade do Brasil tem como uma de suas bases o Batismo com o Espírito Santo. Em nossas igrejas não blasfemamos contra o Espírito, nem somos contra o falar em línguas, doutra maneira não poderíamos ser pentecostais. Talvez você deve ter ido em alguma igreja com denominação parecida e não a IPUB. Saiba mais sobre o que cremos lendo aqui: http://www.ipubgoias.com.br/quem-somos/

      Reply
  • janeiro 8, 2017 at 5:03 pm
    Permalink

    quando joão batista batizou Jesus ,naquele momento se manifestou a trindade mt 3¨13-17, porque vocês não acredita no batismo em mome do Pai, do Filho e do Espirito Santo? Me responda, os versículos apresentados não me convenceu?

    Reply
  • março 10, 2017 at 8:20 am
    Permalink

    Paz meu amado pr fico feliz por sua mensagem que Deus te ilumine cada dia mas

    Reply
  • março 19, 2017 at 4:25 pm
    Permalink

    Olá bom dia! gostaria de saber em qual cidade de mato Grosso tem esse ministério?

    Reply
    • março 28, 2017 at 2:10 pm
      Permalink

      Olá Elenilson. Temos em Campo Grande no Mato Grosso do Sul: Bairro Buriti, Rua Jaime Costa, nº 1127, o quarto bairro atrás do aeroporto.

      Reply
  • abril 10, 2017 at 4:58 am
    Permalink

    Amados em Cristo (Nosso único Deus). Tive contato com um dos post da Igreja Pentecostal Unida do Brasil, e muito me alegrou o conteúdo da matéria, que abordava a unicidade de Deus; ou seja, desmitificando a doutrina da trindade. Há muito tempo tenho debatido com algumas pessoas sobre esse assunto, porém, não é fácil convencê-las de que existe somente um Deus, e não três deuses. Agradeço pelas explicações que li na matéria, pois servirá de subsídios para eu mostrar a verdade para aqueles que creem nesse mito da trindade. Que Deus os abençoe pela iniciativa de abordar temas importantes que o povo de Deus precisa ter conhecimento.

    Reply
  • abril 17, 2017 at 7:37 am
    Permalink

    A graça e a paz seja com todos vós, amém?
    Desculpe amados irmão mas, referente a verdade da palavra de Yhwh, terei que discordar que, Elohim o Eterno, veio em forma humana a essa terra.
    Vejamos.
    O Esterno não pode ser tentado. (Thiago 1:13).
    Logo Yeshua, foi tentado no deserto. (Mateus 4:1).
    Yeshua Hamashiach, estava com Yhwh Abba Eterno, antes mesmo que o mundo existice. (João 17:5).
    No livro do Apocalipse, vemos claramente em seus tronos, Elohim e seu Cordeiro. (Ap. 22:3).
    Em relação ao batismo, vcs estão corretíssimos.
    A graça e a paz….

    Reply
    • abril 27, 2017 at 5:28 pm
      Permalink

      A paz do Senhor Jesus Junior Mendes. Entendemos seu ponto de vista, mas gostaríamos de esclarecer algumas coisas do que nos escreveu.
      Mas antes, precisamos entender que ao se crer que Jesus é a forma humana do próprio Deus ou seja, o Emanuel de Is. 7:14 (Deus conosco), precisamos aceitar que ele era totalmente homem e totalmente Deus.
      Ora agia como homem, ora agia como Deus. A exemplo podemos citar Jesus no barco no meio da tempestade, que como homem dormia e como Deus repreendeu a natureza (Mc 4:37-41)

      1 ) Deus não pode ser tentado (Tg 1:13) isto é verdade. Mas percebemos que Jesus foi tentado como homem e não como Deus. Satanás ofereceu coisas humanas tentando-o através da fome e oferecendo reinos de homens.
      2) Quando se fala que Jesus estava com o Pai antes da criação do mundo, precisamos entender que para Deus não há tempo. Ele é Eterno. Não há hoje ou amanhã, relacionado a Deus. Por isso cremos que Jesus não estava como pessoa humana ou criatura junto ao Pai, mas sim como o verbo conforme Jo 1:1-2
      Não podemos também colocar Jesus na criação ao lado do Pai porque na criação não havia ninguém além de Deus Is 44:24
      E mais, não podemos dizer que Jesus foi criado, pois está escrito “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.” Ap 1:8. Jesus é o primeiro e último. Nada antes dele.
      3) Sobre o trono de Deus e do Cordeiro, há uma linguagem figurativa de João, porque no inicio do livro vemos falar de “UM trono” e “UM assentado” (Ap. 4:12). Chamar Jesus de Cordeiro é uma das formas de entender seu papel salvador, não quer dizer duas pessoas distintas.
      Ainda mostrando o sentido figurado, vemos em Ap 5:4-9 uma cena em que diz-se que “O Leão da Tribo de Judá” irá abrir os selos do livro e depois João vê um “Cordeiro” tomando o livro e abrindo os selos. Seriam dois seres diferentes? Todos nós sabemos que Jesus é o Leão da Tribo de Judá e o Cordeiro.
      Por último deixamos aqui uma demonstração de Jesus agindo como Deus ao dizer “Filho, perdoados estão os teus pecados” (Mc 2:5) Mas quem pode perdoar pecados senão Deus? (Mc 2:7)
      Esperamos que as explicações deixem mais claro o entendimento da unicidade divina. Caso tenha mais colocações, estamos a disposição. E ficamos felizes que tenha recebido o batismo bíblico.
      A graça e a paz.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>